terça-feira, 20 de março de 2012

Vem aí a Lei da Palmada

Palmada: agressão ou forma de educar?
Um projeto para lá de polêmico está próximo de virar lei. Já aprovada na Câmara dos Deputados, a Lei da Palmada depende apenas do aval do Senado para se tornar válida. A questão é a seguinte: dar palmada no filho é uma agressão ou uma forma de educar o filho? 
O texto da Lei da Palmada informa que “é preciso estabelecer o direito da criança e do adolescente a não serem submetidos a qualquer forma de punição corporal, mediante a adoção de castigos moderados ou imoderados”.
O projeto prevê multa de 3 a 20 salários mínimos para médicos, professores e agentes públicos que não denunciarem castigo físico e maus tratos.
Antes mesmo de ser oficializada, a Lei da Palmada divide opiniões. Pesquisa do Datafolha aponta que 54% das pessoas entrevistadas são contrárias ao projeto, alegando que tapas no bumbum de criança não podem ser caracterizadas como violência.
 “Não há interferência na família. Não há punição dos pais. Mas não podemos esquecer que a violência mais grave começa com uma palmada”, sustenta Teresa Surita.
A Lei da Palmada prevê aos pais e responsáveis que cometerem maus tratos (castigos físicos) podem ser encaminhados a programas de acompanhamento psicológico, cursos de orientação e até receber advertência de juízes de varas de infância.
Esta notícia foi publicada em: 28/02/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.